Emenda parlamentar “do bem” leva melhoria ao Parque Estadual do Rio Preto
Dep. Estadual Ricardo Campos, é autor e foi ver a obra

Os gerentes das unidades de conservação estaduais são verdadeiros “anjos da guarda” de parques e reservas. Lutando contra a penúria de recursos, até para manutenção, conseguem fazer melhorias para protegê-las e melhorar a estrutura para turismo e educação ambiental.
É o caso do Parque Estadual do Rio Preto, localizado em São Gonçalo do Rio Preto, na Serra do Espinhaço, considerado um dos mais belos de Minas, pela diversidade de ambientes e lindas cachoeiras. Ele protege as nascentes do rio Preto e quem vai lá pode conhecer um rio verdadeiramente limpo, sem lixo, sem plástico, sem esgoto. E se tiver sorte, ver animais já raros como lobo guará, tatu canastra, tamanduá bandeira, gatos mourisco e maracajá.
Sua estrada de acesso, principalmente em época de chuva, era quase intrafegável, devido à acidentada topografia. Mas, seu gerente, Antônio Augusto de Almeida, o “Tonhão” e seus guardas parques conseguiram calçar grande parte da mesma, permitindo acesso de carros pequenos, aumento de visitantes e escolares, através de doações.
A última veio do Dep. Estadual Ricardo Campos, através de emenda parlamentar no valor de R$230.000,00, que possibilitou pavimentar com bloquetes sextavados, aproximadamente 1km da estrada, com mão de obra da própria turma do Parque. E ele foi lá ver a obra.
A prefeitura de São Gonçalo, também em ato ainda raro, ajudou com máquinas, caminhões, patrol e carregadeira.
“Esta obra, aumentou a estabilização da estrada, melhorando ainda mais a acessibilidade, aumentando o fluxo turístico, diminuindo os trabalhos de manutenção, e auxiliando na preservação do meio ambiente pois reduz carreamento de terra e cascalho para o Rio Preto e afluentes”, esclarece Tonhão. O recurso foi repassado através do IEF, e com pregão eletrônico, o Parque comprou os materiais necessários.