Notícias

Dois filhotes de sagui-da-serra-escuro nascem em São Paulo

Dois filhotes de sagui-da-serra-escuro nascem em São Paulo
Foto: Zoológico de São Paulo

O Zoológico de São Paulo anunciou o nascimento de dois filhotes de sagui-da-serra-escuro (Callithrix aurita). Os nascimentos ocorreram em outubro deste ano. A espécie, ameaçada de extinção, é endêmica da Mata Atlântica, ou seja, não ocorre em nenhum outro local no mundo.

Os filhotes são filhos do casal Rolo e Scarlet, que chegaram ao zoológico em 2023 como parte do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Primatas da Mata Atlântica e da Preguiça-de-Coleira, coordenado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O programa busca aumentar população da espécie por meio de reprodução em cativeiro e reintegração em áreas protegidas.

“Estamos muito felizes com o crescimento da família. É a primeira vez que mantemos esta espécie, e o nascimento desses filhotes representa a consolidação do nosso trabalho pela conservação. É importante manter uma população de segurança, que no futuro poderá contribuir com ações na natureza, se necessário”, comenta o chefe do setor de mamíferos, o biólogo Luan Moraes.

Os novos saguis-da-serra-escuro estão sendo monitorados pela equipe técnica do zoológico, que acompanha de perto seu desenvolvimento e o comportamento dos pais. De acordo com os especialistas, o nascimento foi considerado bem-sucedido, visto que os filhotes apresentam sinais de boa saúde.

Estratégias bem-sucedidas

Segundo o zoo, essas reproduções são parte de uma estratégia de conservação conhecida como “backup populacional”, que visa garantir uma reserva de indivíduos que possam ser reintroduzidos na natureza caso necessário.

O sucesso da reprodução em cativeiro do sagui-da-serra-escuro se soma a outros casos que demonstram a eficiência dessas iniciativas. O zoo já obteve êxito na reprodução de outras espécies ameaçadas, como o mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia) e a arara-azul-de-lear (Anodorhynchus leari).

Uma espécie ameaçada

Os saguis são a esperança de uma espécie ameaçada. Também conhecidos como sagui-caveirinha, eles vivem em pequenos fragmentos de Mata Atlântica nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. 

A espécie desempenha funções ecológicas essenciais, como a dispersão de sementes e o controle de populações de insetos.

No entanto, a destruição do habitat, causada pelo desmatamento e pela expansão urbana, é uma das principais ameaças à espécie. Além disso, a competição com espécies exóticas, como o sagui-de-tufos-pretos (Callithrix penicillata), dificulta sua sobrevivência.  

Atualmente, os saguis-da-serra-escuro aparecem como “Em Perigo” na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).