Amda passa a integrar três novos conselhos de unidades de conservação

A Amda agora faz parte dos conselhos consultivos de três unidades de conservação (UCs): APA Serra da Mantiqueira, Parque Estadual da Serra do Cabral e Parque Estadual do Rio Doce (Perd). Na APA, a entidade será representada pelo engenheiro florestal Ravi Mariano. No parque da Serra do Cabral, pela supervisora florestal, Daniela Viveiros. Já no parque do Rio Doce, as representantes serão a superintendente executiva da Amda, Dalce Ricas, e a assessora institucional, Elizabete Lino.
A APA da Mantiqueira, unidade de conservação de uso sustentável (pelo menos na teoria) foi criada em 1985 e abrange cerca de 440 mil hectares nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. O Parque Estadual da Serra do Cabral, criado em 2005, está localizado entre os municípios de Buenópolis e Joaquim Felício (MG), abrangendo aproximadamente 22.494 hectares. O Perd, com área de 35.976 hectares, localiza-se no Vale do Aço.
A entidade possui longa trajetória na defesa do Perd. Desde a década de 1980, denuncia ameaças como desmatamento, ocupações irregulares, atropelamento de animais silvestres e caça. Mais recentemente, a maior luta é para impedir abertura da estrada do Salão Dourado, que atravessa a Mata do Campolina, única área de mata virgem do parque. Sua reabertura facilitará ação de incendiários, invasões, afugentamento e atropelamento da fauna, barulho e lixo.
Os conselhos de UCs, mesmo não sendo deliberativos, são importantes pela participação da sociedade e como canais de acesso a informações. “Contribuir para proteção das UCs é prioridade para a Amda”, destacou Ravi Mariano.
Entre as atribuições dos conselhos, conforme disposto pelo ICMBio estão:
- Garantir transparência na gestão das UCs, permitindo que a sociedade acompanhe e contribua com sua administração.
- Facilitar o diálogo entre diferentes setores (governo, sociedade civil, setor privado, comunidades locais).
- Apoiar a implementação do plano de manejo, promovendo conservação e uso sustentável dos recursos naturais.
- Discutir e propor políticas públicas voltadas à proteção da área.
- Promover educação ambiental e sensibilização da população sobre a importância das UCs.