Novo carregamento de barbatana de tubarão é apreendido em Guarulhos (SP)
Depois da maior apreensão de barbatanas de tubarão já realizada no mundo, o Ibama e a Polícia Federal apreenderam um novo carregamento no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. A carga de 160 quilos estava sendo levada para Hong Kong por um cidadão chinês que mora no Brasil.
Segundo o Decreto nº 6.514/2008 é proibido transportar produtos originados da pesca, como partes de animais, sem comprovação de origem legal ou autorização do órgão competente. O infrator recebeu multa inicial no valor de R$ 9.180,00.
Outras penalidades podem ser aplicadas se amostras de DNA constatarem que as barbatanas são de tubarões presentes na lista nacional de espécies da fauna ameaçada de extinção ou protegidos pela Convenção sobre Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (Cites).
As barbatanas, vistas como iguarias de alto valor no mercado internacional, são capturadas para atender o mercado asiático, em especial a China, que as utiliza no preparo de sopas “afrodisíacas”.
Durante a prática cruel, os animais são caçados, têm suas barbatanas arrancadas enquanto ainda estão vivos e depois são jogados de volta ao mar, sangrando lentamente até a morte.