Array
Notícias

Cai o número de brasileiros preocupados com o meio ambiente

Array
Cai o número de brasileiros preocupados com o meio ambiente
Maior ocorrência e intensidade de enchentes e ciclones estão ligadas à mudança do clima.

Segundo pesquisa realizada pelo Ipec, entre os dias 25 de novembro de 2022 a 26 de janeiro de 2023, apenas 52% da população brasileira está muito preocupada com o meio ambiente. O percentual sobe para 78% quando o assunto são as mudanças climáticas.

A pesquisa, realizada com 2.600 entrevistados das cinco regiões do Brasil, mostra como mudou a percepção dos brasileiros. Em 2021, 61% da população afirmava se preocupar com o meio ambiente. Já a soma dos cidadãos “muito preocupados” e “preocupados” com a mudança climática era de 87%.

Embora a importância do meio ambiente tenha caído para a população, o Brasil está em posição melhor que outros grandes emissores de gases de efeito estufa, como os Estado Unidos. No país norte-americano, um quarto da população não se preocupa de forma nenhuma com as mudanças climáticas e o meio ambiente.

Mais de 70% dos brasileiros disseram concordar com a ciência sobre a existência das mudanças climáticas. Nos Estados Unidos, o índice cai para de 58%. No Brasil, a porcentagem de pessoas que acredita que as mudanças climáticas vão prejudicar as futuras gerações é alta, chegando a 87%, enquanto nos EUA o número é de 53%.

A pesquisa também mostrou que 74% dos brasileiros consideram mais importante proteger o meio ambiente, mesmo que isso signifique menos crescimento econômico e menos empregos. Esse índice era de 77% nos dois anos anteriores da pesquisa.

Outras conclusões do estudo:

  • 94% dos brasileiros com mais de 18 anos notaram o aumento no preço dos alimentos nos últimos anos. Desses, 56% acham que isso seja consequência do aquecimento global.
  • 90% dos brasileiros acreditam que estão ocorrendo mais desastres ambientais. Desses, 46% acham que há um aumento nas chuvas.
  • 86% dos brasileiros consideram que os desastres ambientais nos últimos anos são causados pelo aquecimento global. Além disso, 87% acreditam que o aquecimento global pode prejudicar muito as gerações futuras.
  • 70% dos brasileiros acreditam que o aquecimento global os pode prejudicar muito e suas famílias. Já 17% acham que isso pode prejudicar um pouco e 14% acham que isso pode prejudicar mais ou menos.
  • 81% dos brasileiros consideram que o desmatamento na Amazônia é uma-ameaça para o clima e o planeta. E 20% concordam totalmente com a afirmação de que o desmatamento na Amazônia é necessário para o crescimento da economia.

Por que se preocupar com essas pautas?

É importante se preocupar com questões como mudanças climáticas e meio ambiente, já que esses temas tem impactos significativos na vida cotidiana. As mudanças climáticas têm sido sentidas de forma mais aguda a cada ano e já fazem parte da vida dos brasileiros.

As enchentes, deslizamentos de terra, ciclones e outros eventos climáticos extremos estão intimamente ligados à crise do clima. Outros impactos que já podem ser percebidos são: aumento do preço da energia e dos alimentos, excesso ou falta de chuvas e racionamento de água.