Notícias

Harpia reaparece na Mata Atlântica mineira após mais de um século

Harpia reaparece na Mata Atlântica mineira após mais de um século
Crédito: Oswaldo Rezende

Uma passarinhada em família terminou com o registro de um gavião-real (Harpia harpyja) em Almenara, no Vale do Jequitinhonha. A espécie, também conhecida como harpia, não era registrada na Mata Atlântica mineira há pelo menos um século. As imagens foram feitas pelo engenheiro agrônomo Oswaldo Rezende e divulgadas na plataforma Wikiaves.

“Estava passarinhando na presença dos meus filhos, esposa e sobrinhos, na região do Complexo do Limoeiro em Almenara-MG. Daí meu sobrinho gritou ‘olha o gavião’, quando olhei para cima de uma frondosa árvore, estava ela calma e observando tudo ao redor. Comecei a tremer de emoção e fiz vários registros simultâneos”, contou Oswaldo.

O registro foi uma grande surpresa, considerando a raridade da espécie na Mata Atlântica e o fato de a ave estar criticamente ameaçada de extinção no Estado. No Paraná, Espirito Santo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina a harpia também é classificada como criticamente em perigo.

O crescimento lento das populações, aliado à destruição das áreas florestais e ao tráfico de aves silvestres, são responsáveis pelo acentuado declínio da espécie, que necessita de áreas xtensas e bem preservados para sobreviver. Um casal utiliza, em média, um território de 100 quilômetros quadrados.

A harpia habitava originalmente florestas tropicais do México à Argentina, mas sua distribuição caiu pela metade nos dois últimos séculos. Hoje, a maioria de suas populações estão no Brasil, com maior concentração na Amazônia, onde ainda existem extensas áreas florestais e árvores de grande porte, utilizadas para construir ninhos.

Em Minas, o último registro de harpia confirmado havia sido em 2003, em uma região de Cerrado no Sul do Estado. O novo avistamento levanta a hipótese de existirem mais animais na região, o que, no entanto, não é fácil de descobrir, já que a ave costuma tem hábitos solitários e silenciosos.

Encontrou uma harpia? Ajude a divulgar

Projetos de monitoramento, como o realizado pelo Projeto Harpia, são essenciais para descobrir novas populações e acompanhar os hábitos espécie para conservação. Se avistar aves com as caractarísticas do gavião-real, entre em contato com a iniciativa pelo Instagram @projetoharpiabrasil.