Notícias

Amda integra campanha de prevenção e combate a incêndios florestais

Amda integra campanha de prevenção e combate a incêndios florestais
Crédito: Corpo de Bombeiros

No ano passado, as ocorrências de incêndios florestais atendidas pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais alcançaram máxima histórica. Foram mais de 20 mil atendimentos, a maior parte deles entre os meses de julho e setembro. Para tentar reverter esse cenário, a Amda e mais de 20 instituições públicas e privadas se uniram em apoio à campanha de prevenção e combate a incêndios florestais da Associação Mineira da Indústria Florestal (Amif).

Em 2020, as regiões Sul, Triângulo e Norte também registraram máxima histórica no número de ocorrências se comparadas com os últimos cinco anos, com 5.304, 5.013 e 955 atendimentos, respectivamente. Em relação às unidades de conservação mineiras, mais de 42 mil hectares foram queimados no ano anterior durante 583 incêndios dentro e no entorno dessas áreas, de acordo com o Instituto Estadual de Florestas (IEF).

Com o mote “Não é só a floresta que queima: vidas, fauna, biodiversidade e dignidade do homem do campo também queimam”, a campanha alerta para as vidas de bombeiros e brigadistas perdidas durante o combate ao fogo, mortes de animais e florestas, além das diversas queimas em áreas rurais que afetam diretamente o produtor agrícola e sua subsistência.

A campanha será lançada oficialmente pela Amif na quinta-feira (24), às 17h00, em live com participação de diversas autoridades do estado. A transmissão será feita pelo site e Facebook da instituição. Perguntas e comentários podem ser enviados previamente aos participantes das pelo e-mail: comunicacao@amif.org.br.