Notícias

Reino Unido pode cobrar imposto sobre copo de café para reduzir desperdício

Reino Unido pode cobrar imposto sobre copo de café para reduzir desperdício
Cafeterias tem se popularizado ao redor do globo


O Reino Unido utiliza 2,5 bilhões de copos de café descartáveis todos os anos, o suficiente para dar a volta no planeta cinco vezes e meia. Uma comissão parlamentar britânica propôs reciclar todos os copos de plástico até 2023. A ideia é cobrar imposto no valor de 25 centavos librianos para reduzir o desperdício e, se a meta não for atingida, extinguir totalmente o uso.

Menos de 1% dos copos de café é reciclado no país. O nível baixíssimo de reciclagem do material se deve à sua complexidade de transformação, segundo os parlamentares. Além do contato com bebidas e alimentos, o que dificulta o processo, há um forro de plástico firmemente colado que poucas empresas no Reino Unido estão preparadas para tratar. O dinheiro arrecadado pela taxa seria utilizado para ajudar a melhorar as instalações de reciclagem.

A auditoria ambiental do Parlamento defende o projeto, já que outras ações não surtiram efeito, como no caso das lojas que ofereciam desconto para clientes que usassem sua própria caneca. A estimativa é de que no máximo 2% dos consumidores aderiram à campanha.

As redes Pret A Manger, Costa Coffee, Caffe Nero e Greggs, junto com a norte-americana Starbucks, estão entre as maiores vendedoras de café do Reino Unido e cresceram rapidamente nos últimos 10 anos para atender a uma crescente demanda.

Com informações da Reuters