Reino Unido pode cobrar imposto sobre copo de café para reduzir desperdício
“
O Reino Unido utiliza 2,5 bilhões de copos de café descartáveis todos os anos, o suficiente para dar a volta no planeta cinco vezes e meia. Uma comissão parlamentar britânica propôs reciclar todos os copos de plástico até 2023. A ideia é cobrar imposto no valor de 25 centavos librianos para reduzir o desperdício e, se a meta não for atingida, extinguir totalmente o uso.
Menos de 1% dos copos de café é reciclado no país. O nível baixíssimo de reciclagem do material se deve à sua complexidade de transformação, segundo os parlamentares. Além do contato com bebidas e alimentos, o que dificulta o processo, há um forro de plástico firmemente colado que poucas empresas no Reino Unido estão preparadas para tratar. O dinheiro arrecadado pela taxa seria utilizado para ajudar a melhorar as instalações de reciclagem.
A auditoria ambiental do Parlamento defende o projeto, já que outras ações não surtiram efeito, como no caso das lojas que ofereciam desconto para clientes que usassem sua própria caneca. A estimativa é de que no máximo 2% dos consumidores aderiram à campanha.
As redes Pret A Manger, Costa Coffee, Caffe Nero e Greggs, junto com a norte-americana Starbucks, estão entre as maiores vendedoras de café do Reino Unido e cresceram rapidamente nos últimos 10 anos para atender a uma crescente demanda.
Com informações da Reuters
“