Notícias

Seda de aranha sintética é utilizada na alta costura

Seda de aranha sintética é utilizada na alta costura
Sustentabilidade é a nova moda nas passarelas / Crédito: Dual Soul

A startup americana Bolt Threads desenvolveu uma seda sintética inspirada em teias de aranha e conquistou parceira com a renomada estilista britânica Stella McCartney. O novo material, ao contrário dos outros sintéticos, como nylon e poliéster, não é derivado de produtos petroquímicos, sendo assim biodegradável.

McCartney é conhecida por seu ideal ambientalista e pelo fato de não utilizar materiais de origem animal em suas coleções. Já a Bolt Threads, desenvolvedora da tecnologia, é uma organização americana que aproveita proteínas encontradas na natureza para criar fibras e tecidos sustentáveis.

Chamado de Microsilk, o tecido utiliza proteínas similares às produzidas pelas aranhas, que são fermentadas em água, sais e açúcares para formar as fibras têxteis. Os açúcares são extraídos na época de crescimento e replantação do milho, por isso a produção é capaz de absorver o C02 da atmosfera.

Moda sustentável

Há décadas fabricantes têxteis tentam reproduzir em laboratório a versão sintética da seda das aranhas, incrivelmente forte e elástica, mas não conseguiam criar um produto financeiramente rentável. Nos últimos anos, a Bolt Threads, juntamente com a empresa alemã AMSilk e a japonesa Spiber, desenvolveram a nova seda. Como a tecnologia ainda está em estágio inicial de desenvolvimento, os produtos finalizados são caros. A primeira peça comercializada chegou US$ 314 cada. A seda Bolt ainda não está disponível no mercado, mas estima-se que até o próximo ano o tecido seja comercializado em larga escala.

A indústria da moda e do vestuário esportivo têm demostrado grande interesse no desenvolvimento de tecidos reciclados e alternativos, feitos de materiais incomuns, como cogumelos e laranjas. A marca de luxo italiana Salvatore Ferragamo aderiu ao movimento e está vendendo lenços feitos de fibras de laranja, desenvolvidas pela empresa, também italiana, Orange Fiber.

Na linha do vestuário e calçado sustentável, a Adidas propôs, no final do ano passado, fabricar tênis a partir de plásticos recuperados das praias, através de uma parceria com a ONG ambientalista Parley for the Oceans. Além dos tênis, a Adidas produziu camisas com a malha reciclada para os times de futebol Bayern de Munique e Real Madrid.

Brasil Eco Fashion Week

Em novembro do ano passado foi realizada a primeira semana de moda sustentável do país, a Brasil Eco Fashion Week. O evento ocorreu no Unibes cultural, na capital paulista, e reuniu 30 marcas de moda, beleza e acessórios. A programação contou com três dias de palestras, workshops, rodas de conversas e desfiles com a temática sustentável.