Voluntários resgatam foca com anel de plástico no pescoço
Após seis meses de tentativas, voluntários finalmente conseguiram resgatar uma foca com ferimentos terríveis causados por um objeto de plástico semelhante a um disco de frisbee. O animal foi resgatado na última quinta-feira (16) na praia de Horsey, na costa leste da Inglaterra, por voluntários do Friends of Horsey Seals (Amigos das Focas de Horsey, em tradução livre).
Com o passar do tempo, à medida que a foca crescia, o brinquedo passou a sufocá-la cada vez mais. A “Senhora Frisbee”, como foi apelidada, acabou abandonada pelos outros animais e parecia mais abatida e aflita, segundo relato dos voluntários.
A foca foi encaminhada para a Sociedade Real para a Prevenção da Crueldade Contra os Animais (RSPCA, na sigla em inglês), que afirmou que sua recuperação pode levar meses. “Nós conseguimos retirar o objeto, mas o pescoço dela está terrível. Nunca vi nada parecido”, disse Alison Charles, diretor do hospital da RSPCA.
A organização Amigos das Focas informou ter recebido relatos de outra foca com um pneu de borracha em volta do corpo e de uma terceira vista com uma corda em volta do pescoço e da nadadeira.
Documentário da ONU aponta que o mundo produz mais de 300 milhões de toneladas de plástico todos os anos. Atualmente, apenas uma fração do plástico que produzimos é reciclada. O resto acaba em nosso ambiente e está cobrindo terra e oceanos, como uma doença. Segundo Peter Thomson, presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas, a previsão é de que, em 2050, haverá tanto plástico quanto peixe nos oceanos, em peso.