Array
Notícias

Solenidade homenageia vencedores do Prêmio Bom Exemplo

Array
Solenidade homenageia vencedores do Prêmio Bom Exemplo
Dalce Ricas recebendo o Prêmio Bom Exemplo na categoria Meio Ambiente / Crédito: Júlia Mól/ Amda

A cerimônia de homenagem aos ganhadores do Prêmio Bom Exemplo foi realizada na noite do dia 3 de maio, na sede da Rede Globo Minas, promotora do evento. A solenidade, apresentada por Isabele Scalabrini e Arthur Almeida, mostrou histórias de cidadãos que, de alguma forma, contribuem positivamente para a sociedade. Dalce Ricas, superintende executiva da Amda, foi premiada na categoria meio ambiente, por sua história de militância na área ambiental e atuação no Parque do Rola Moça.

Na categoria Cidadania, os escolhidos pelo voto popular foram os gêmeos Jeiel Junio Silva Santos e Junio Gabriel Silva Santos, de 17 anos, que desenvolveram um aplicativo de celular que monitora gasto de energia e água. Em seu depoimento eles disseram que após terem sido indicados ao prêmio, já receberam mais de 12.000 mensagens. O aplicativo foi idealizado em um trabalho escolar dos garotos. O software pode ser baixado gratuitamente aqui.

O prêmio contempla outras oito categorias, onde os ganhadores são escolhidos pelo júri. Além de Dalce Ricas, premiada na categoria meio ambiente, os outros vencedores foram: na categoria Ciência, o engenheiro Edson Durão Júdice; na Inovação, o professor Nivio Ziviani; na Cultura, o Projeto Sempre um Papo, criado em 1986 pelo jornalista Afonso Borges; na Economia, o empresário Alexandre Poni; na Educação, o Projeto Ler é Viver, do Instituto Gil Nogueira; e no Esporte, o Projeto Cidadania e Movimento. O médico e banqueiro Aloysio de Andrade Faria foi reconhecido pela contribuição à saúde pública e foi eleito a Personalidade do Ano.

Assista matéria do MG TV que mostra um pouco mais da atuação de Dalce na luta pela defesa do meio ambiente.O Prêmio Bom Exemplo é uma realização da TV Globo Minas, da Fundação Dom Cabral, e do Jornal O Tempo.