Array
Notícias

Marília Melo fala sobre segurança hídrica e abastecimento urbano na Terça Ambiental da Amda

Array
Marília Melo fala sobre segurança hídrica e abastecimento urbano na Terça Ambiental da Amda
Marília Melo na Terça Ambiental da Amda / Crédito: Arquivo Amda

A Subsecretária de Fiscalização Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Marília Carvalho de Melo, apresentou sua tese de doutorado ‘Segurança Hídrica para Abastecimento Urbano: Proposta de Modelo Analítico e Aplicação na Bacia do Rio das Velhas, Minas Gerais’, na Terça Ambiental da Amda, realizada no dia 7, no auditório do Senac.

A bacia do rio das Velhas é responsável pelo abastecimento de 80% da capital mineira. A subsecretária limitou sua pesquisa aos municípios de municípios de Nova Lima, Ouro Preto, Itabirito e Rio Acima. De acordo com dados apresentados pela palestrante, de 1999 à 2015, a ocupação de solo para mineração triplicou, e a malha urbana praticamente dobrou.

“O crescimento urbano e ocupação do solo, frequentemente sem planejamento, resultam em alterações na disponibilidade, qualidade e regime das águas em seu território.”, afirmou.

A Marília explicou que a gestão de águas em áreas urbanas é um tema muito complexo porque, além da alta demanda, é uma questão que sofre influência de políticas públicas de vários setores. Ela ainda afirmou que, diferente do que muitas pessoas acreditam, 75% da água do mundo é destinada para consumo doméstico. E em Belo Horizonte, 36% da água é perdida no processo de distribuição.

“Países como Austrália conseguiram redução dos gastos de água apenas com mudança dos equipamentos domésticos.”, informou.