Casal é multado por tirar selfie com tubarão em Fernando de Noronha

Um casal de turistas da Paraíba foi multado pelo Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) em Fernando de Noronha após cometer o crime ambiental de molestar um tubarão-limão (Negaprion brevirostris), espécie ameaçada de extinção, dentro de uma unidade de conservação.
Depois de conseguir arrancá-lo do mar, a mulher foi mordida pelo animal. O companheiro filmou toda a cena. No vídeo, que repercutiu nas redes sociais, é possível ouvir pessoas indignadas com a atitude do casal.
O caso aconteceu nesta segunda-feira (6) na Praia do Sueste, localizada dentro da área de preservação do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, no litoral de Pernambuco.
O ICMBio arbitrou uma multa de R$ 5 mil para cada um. Como o crime ambiental aconteceu em uma unidade de conservação, o valor é dobrado, totalizando R$ 20 mil para o casal.
Parque
Gerido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o parque nacional é formado por dois terços do território da ilha principal de Fernando de Noronha. Sua extensão total é de 112,7 quilômetros quadrados e o perímetro é de 60 km. Entre as normas do espaço está a proibição de abater, capturar, perseguir e alimentar animais.
Tubarão-limão
O tubarão-limão pode atingir cerca de três metros de comprimento. Seu nome é devido à coloração amarelada do dorso. É encontrado principalmente nas porções tropicais e subtropicais da costa da América do Norte e da América do Sul, no Oceano Atlântico. Sua distribuição vai desde o nordeste dos EUA até o Brasil, passando pelo Caribe e Golfo do México. Normalmente vive em regiões costeiras em águas de profundidade moderada junto ao fundo de areia.
Os tubarões-limão reúnem-se para acasalar em locais especialmente escolhidos. As fêmeas dão à luz em águas pouco profundas, como os manguezais. Os filhotes, com vida independente, sem necessidade de serem protegidos pelos progenitores, permanecem nas águas rasas que lhes servem de berçário por vários anos antes de se aventurarem em águas mais profundas. Nascem com cerca de 75 cm de comprimento, sendo presa fácil de outros tubarões adultos, que praticam o canibalismo. Quando adultos são tímidos aos mergulhadores, mas, se forem ameaçados, tornam-se agressivos.