Câmara dos Deputados vai encerrar enquetes no site devido a fraudes

A Câmara dos Deputados decidiu encerrar as enquetes em seu site. No início deste mês, um blog de defesa animal denunciou um vídeo que ensina a burlar o sistema para votar mais de uma vez. De forma honesta, cada usuário só poderia participar uma única vez. O material estava sendo divulgado por caçadores para votar a favor de um projeto de lei que legaliza a caça no Brasil.
A fraude na enquete sobre o PL 6.268/2016, de autoria do deputado federal Valdir Colatto (PMDB-SC), ganhou destaque após Sheila Moura, presidente da Sociedade Educacional Fala Bicho, denunciar o vídeo em seu blog O Grito do Bicho.
Conforme reportagem do portal G1, o vídeo, de autoria do presidente da Associação Goiana de Caça e Conservação, Daniel Terra, contém instruções sobre como liberar o sistema para que cada pessoa vote inúmeras vezes. “O pessoal que está com dúvida em como votar mais de uma vez, vou fazer um tutorial rapidinho”, afirma Terra no vídeo, antes de explicar como driblar a restrição do sistema. O G1 seguiu os passos indicados e constatou que é possível votar mais de uma vez.
No dia 2 deste mês a Amda protocolou denúncia na superintendência da Polícia Federal em Belo Horizonte solicitando que o assunto seja analisado no sentido de tornar-se alvo de investigação pela mesma, e solicitou formalmente que a enquete seja então encerrada, se a Câmara não tiver como impedir a fraude.
Até o momento, a consulta sobre o projeto que legaliza a caça no país mostra 58,06% de votos favoráveis, 41,82% contrários e 0,12% que não souberam opinar. A página não mostra o total de votos registrados.
Segundo o portal G1, as enquetes no site da Câmara deixarão de existir ainda neste mês.
Proposta
A proposta de Valdir Colatto abre caminho para a liberação da caça de fauna silvestre em escala nacional, comprometendo os esforços que o Brasil vem desempenhando para conservação da biodiversidade, em sintonia com a legislação nacional e com acordos internacionais, como a própria Convenção da Diversidade Biológica das Nações Unidas. A caça de animais silvestres é proibida no país há 50 anos, medida amparada em leis como as de Proteção à Fauna (Lei 5.197/1967) e de Crimes Ambientais (Lei 9605/1998).
O Projeto de Lei 6.268/2016 anula a Lei de Proteção à Fauna e retira da Lei de Crimes Ambientais o poder de ampliar penas de detenção e multas por matar, perseguir, caçar, apanhar ou utilizar animais sem licença, se isso acontecer durante expedições de caça.
Petição online
A população brasileira está demonstrando repúdio ao PL em petição online que já recebeu mais 40 mil assinaturas. Participe e compartilhe com seus contatos!
Atualização: a enquete sobre o PL 6.268/2016 foi encerrada no dia 8 de fevereiro.