Amda promove soltura de aves vítimas do tráfico de animais
Press Release
Belo Horizonte, 29 de setembro de 2016 – Para comemorar a Semana Florestal, que acontece em alusão ao Dia da Árvore (21 de setembro), a Amda promoverá amanhã (30), às 9h, no âmbito do Projeto Asas que a entidade mantém em convênio com Ibama, Instituto Estadual de Florestas e proprietários da Fazenda Carvalhos, em Brumadinho, a soltura de 20 trinca-ferros apreendidos pela Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMA). Por seu canto melodioso e alto, esta espécie é uma das maiores vítimas de captura e tráfico em todo o país, pois sua distribuição é ampla, ocorrendo na Mata Atlântica e Cerrado.
O evento contará com a presença da PMMA, Ibama, empresas e representantes de condomínios da região.
O Projeto Asas foi criado pelo Ibama para permitir parcerias com pessoas físicas e entidades que queiram colaborar na luta contra o tráfico de aves e animais silvestres de forma geral. O órgão não tem estrutura para abrigar todos os animais que são apreendidos por seus fiscais e pela Polícia Militar de Meio Ambiente. Os participantes do projeto comprometem-se a construir viveiros destinados a abrigar os pássaros até que possam ser soltos, nas dimensões definidas pelo Ibama, que vistoria as propriedades previamente.
A Amda também está provendo, desde a última terça-feira (27) até o dia 2 de outubro, a campanha Casa Branca sem Gaiolas, com objetivo de estimular entrega de pássaros ou outros animais silvestres presos. Os bichos entregues serão encaminhados ao Ibama, onde serão examinados, e os considerados aptos, serão devolvidos à natureza.
“Além de ser crime, tirar a liberdade de animais é inaceitável. Ninguém tem direito de fazer isto. É uma postura que precisa ser erradicada”, diz Dalce Ricas, superintendente da Amda.
Para mais informações: (31) 3291-0661