Notícias

Brasil abriga 99% do Cerrado presente na América do Sul

Brasil abriga 99% do Cerrado presente na América do Sul
Luiz Paulo na Terça Ambiental da Amda / Crédito: Arquivo Amda

A 60ª edição da Terça Ambiental da Amda, realizada no último dia (6), recebeu o biólogo Luiz Paulo Pinto, que falou sobre a conservação do Cerrado brasileiro, importante bioma que possui área total na América do Sul de 2.039.386 km², dos quais 99% estão no Brasil – o que equivale ao território do México e mais de três vezes o tamanho da França.

O biólogo explicou que a rede hidrológica do Cerrado fornece 14% da produção de água superficial do Brasil. Sem a Bacia Amazônica, o bioma é responsável por 43% da produção total de água superficial do país. O Cerrado é o segundo bioma com maiores índices de emissões líquidas de CO2, atrás apenas da Amazônia.

O Cerrado abriga mais de 2.000 espécies ameaçadas. Cerca de 8% da área do bioma está coberta por unidades de conservação, sendo as unidades de proteção integral responsáveis por 2,9% desta cobertura. O biólogo lamentou que, infelizmente, apesar da unidade de conservação ser uma opção para tentar garantir a preservação do bioma, o fogo, principalmente incêndios criminosos, que se repetem todos os anos, ainda é uma grande ameaça que coloca em risco a biodiversidade do bioma.

Luiz Paulo ainda citou exemplos bem sucedidos de trabalhos sustentáveis no bioma. A Central do Cerrado, por exemplo, é uma iniciativa sem fins lucrativos estabelecida com 35 organizações comunitárias, envolvendo mais de 10 mil famílias, que desenvolvem atividades produtivas a partir do uso sustentável da biodiversidade do Cerrado. Ela fornece produtos para chefs de cozinha, restaurantes, empórios e pequenos mercados, oferece coquetéis e lanches para eventos, atende encomenda individuais, cestas personalizadas e para grupos organizados de consumo.