Notícias

Diálogo Florestal lança vídeo sobre os dez anos do projeto

Diálogo Florestal lança vídeo sobre os dez anos do projeto
Ilustração do vídeo animado do Diálogo Florestal / Crédito: Diálogo Florestal

O Diálogo Florestal lança, nesta terça-feira (2), a animação “Dialogando a gente se entende”, que conta a história do projeto, uma das mais inovadoras iniciativas na construção de soluções de consenso e resolução de conflitos, tanto no Brasil como no exterior.

Criado em 2005, o Diálogo Florestal surgiu no auge do confronto entre a indústria de papel e celulose, comunidades e ambientalistas. O ambiente tenso dos primeiros encontros não desanimou os participantes a buscarem uma metodologia que conseguisse dar voz e transparência aos processos de negociação.

“As decisões são tomadas por consenso, mesmo que isso demore mais tempo. Mas quando se chega a um acordo, ele reflete o processo de maturidade do grupo e por isso funciona”, explica Miriam Prochnow, secretária executiva do Diálogo Florestal.

A animação foi a técnica escolhida para contar essa história por permitir que um público mais amplo possa conhecer a metodologia desenvolvida pelo Dialogo. O vídeo mostra dois dos mais emblemáticos acordos realizados pelos parceiros da iniciativa: o afastamento dos plantios de pinus e eucalipto de núcleos urbanos; e a mudança na rota das barcaças que transportam celulose, para não afetar os pescadores e a vida marinha no Sul da Bahia.

O Diálogo Florestal começou na Mata Atlântica, mas já se espalhou por outros biomas brasileiros e, atualmente, está presente em 10 estados. “Temos inspirado muitas iniciativas com a nossa metodologia como, por exemplo, a Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura e vários diálogos regionais”, conta Miriam.

A Amda é membro do Diálogo e exerce papel de secretaria executiva do Fórum Florestal Mineiro. Criado em 2008, o Fórum tem como objetivo promover a articulação entre ONGs ambientalistas e empresas que tenham como meta eliminar uso de carvão vegetal nativo, adotem ações para proteção e preservação da biodiversidade e seus plantios tenham ou são feitos sob a mesma perspectiva. O resultado esperado é que as plantações florestais sejam aliadas na proteção da biodiversidade.