Notícias

Movimento Mineiro pelos Direitos Animais foi o assunto da última Terça Ambiental da Amda

Movimento Mineiro pelos Direitos Animais foi o assunto da última Terça Ambiental da Amda
Adriana na Terça Ambiental da Amda / Foto: Júlia Marçal / Amda

No dia 3 de maio a Amda realizou a 56º edição da Terça Ambiental, que recebeu importantes ativistas que lutam pela causa animal e Minas Gerais. A palestrante do evento foi Adriana Araújo, integrante do Movimento Mineiro pelos Direitos Animais.

A ativista contou a história do direito dos animais em Minas Gerais e no Brasil, citando as conquistas históricas do movimento. A proibição da utilização dos animais em circo em Belo Horizonte e Minas, por exemplo, foi uma das grandes conquistas do grupo, que aconteceu com a publicação das Leis 9.830/2010 e 2.159/2014.

Ela explicou que, atualmente, a atuação do movimento é principalmente por meios legais, em parceria com o Ministério Público. Adriana ressaltou que ter leis que defendam a natureza não é o suficiente, se a população continuar sendo conivente com o crime.

“Não adianta ter uma legislação própria, se as pessoas continuarem financiando o tráfico, mal tratando os animais. É preciso um esforço conjunto.”

Adriana incentivou os presentes a exercerem sua cidadania denunciando os crimes contra a fauna, e mostrou o que é preciso fazer para denunciar. Ela afirmou que sempre que uma pessoa perceber uma situação suspeita é preciso obter o máximo de provas, filmagens, gravações, fotografias e testemunhas para facilitar a denúncia junto ao órgão responsável.

“Se preciso, compartilhe o material nas redes sociais e chama a imprensa. As vezes é preciso da comoção de um número maior de pessoas, para que providências mais imediatas sejam tomadas.”, afirmou.