Array
Notícias

Folhas são transformadas em pratos biodegradáveis

Array
Folhas são transformadas em pratos biodegradáveis
Folhas da tanga kwao

Após mais de um ano de pesquisas, os professores de engenharia da Universidade de Naresuan criaram um prato biodegradável feito com folhas naturais.

A ideia partiu do professor de engenharia ambiental indiano Samorn Hiranpraditsakul. Ele visitou um templo no norte do país e ficou impressionado com as enormes pilhas de resíduos descartáveis.

Depois de vários experimentos, a equipe de pesquisadores descobriu que folhas da tanga kwao, sak e sai, típicas da região, são as melhores opções para produzir as peças.

O processo não foi detalhado, mas os pratos são feitos apenas com materiais naturais. No lugar do verniz, por exemplo, os cientistas usaram o próprio amido para dar mais resistência e brilho aos utensílios.

Os pratos biodegradáveis suportam até água quente, não vazam e se degradam naturalmente depois de serem descartados – de preferência onde haja vegetação, já que sua decomposição não afetará negativamente o solo e outros organismos naturais.

Sirintip Tantanee, decano da faculdade, adiantou que a universidade vai coordenar com o município o uso dessas peças em festivais de comida anuais organizados durante o Sonkran e o Ano Novo.

Com informações do EcoDesenvolvimento