Degelo antártico pode elevar nível do mar além do previsto
Neste século, o nível do mar pode subir 50 centímetros a mais do que o esperado pelos cientistas, segundo estudo da Universidade de Massachusetts publicado na revista Nature.
A pesquisa, parcialmente baseada nas evidências sobre nível do mar em um período naturalmente quente 125 mil anos atrás, aponta que o gelo antártico sozinho poderia elevar entre 64 cm e 114 cm o nível do mar até 2100, no pior cenário de emissões de gases previsto pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Cientistas que estudam o clima em universidades americanas afirmam que o relatório mais recente da ONU sobre os efeitos do aquecimento global subestimou a velocidade com que o gelo que cobre o continente derreteria.
Um dos fatores que foram subestimados pelos relatórios da ONU é um processo pelo qual piscinas de água derretida formadas por cima de blocos de gelo penetram nesse gelo e voltam a congelar, forçando a quebra de grandes partes desses blocos. Com isso, o gelo em terra na Antártica desliza mais rápido até o mar.
Esse relatório, divulgado em 2013, pontuava que, no pior dos cenários, o aquecimento global provocado pelo homem elevaria o nível do mar entre 52 cm e 98 cm até 2100. O novo estudo sugere que o aumento real pode ser de 1,5 metro, constituindo uma ameaça ainda maior para cidades como Nova York e Xangai.
O estudo projetou ainda que a Antártica pode contribuir com mais de 13 metros de aumento no nível do mar até 2500 se o ar e o oceano continuarem se aquecendo.
Com informações da Reuters