Rede Globo denuncia uso abusivo de agrotóxicos em novela
Pela primeira vez, uma novela da Rede Globo denuncia abertamente o uso abusivo de agrotóxicos no Brasil. A abordagem aconteceu no capítulo desta terça-feira (12) da novela Velho Chico, transmitida em horário nobre.
No episódio, a personagem Teresa, interpretada por Camila Pitanga, flagrou uma máquina pulverizando uma nuvem de veneno sobre uma gigantesca plantação de manga na fazenda da família, no interior da Bahia. Ela pega uma fruta e leva imediatamente para seu pai, o Coronel Afrânio, interpretado por Antonio Fagundes.
“Isso aqui é veneno e tem uma série de procedimentos e normas que têm que ser cumpridos, Coronel”, disse ela. O comentário irrita o latifundiário, que ainda foi desafiado pela filha a comer a manga úmida de veneno que ela trouxera da plantação. “Eu não planto para comer, eu planto para vender”, respondeu o empresário rural. Teresa eleva o tom de voz e afirma que se recusa a entregar aquelas frutas para os clientes. Segue-se uma discussão acalorada, que deverá apimentar os próximos capítulos da novela das 21h.
O jornalista André Trigueiro relatou a abordagem da novela em seu perfil na rede social Facebook. “O diálogo reproduz em poucos minutos um dos mais graves problemas ambientais do Brasil, país campeão mundial de agrotóxico onde o uso indiscriminado de veneno nas lavouras (alguns dos quais proibidos pela Anvisa) sem fiscalização adequada, assegura lucros exorbitantes para o setor químico e produtores inescrupulosos, como o Coronel Afrânio”, escreveu.
Notícia relacionada:
Senado arquiva projeto que exclui termo ‘agrotóxico’ de lei