Notícias

Festival Rock in Rio vai plantar um milhão de árvores na Amazônia

Festival Rock in Rio vai plantar um milhão de árvores na Amazônia

A organização do Rock in Rio anunciou o início de um movimento global que ajudará na restauração florestal da Amazônia. Um milhão de mudas serão plantadas em 400 hectares de área desmatada da floresta, nas cabeceiras do rio Xingu. Com a ajuda de parceiros e fãs do festival, a expectativa é alcançar 3 milhões de novas árvores. A iniciativa tem como objetivo chamar a atenção das pessoas para a importância do consumo consciente dos recursos naturais do planeta e convocá-las a serem agentes ativos no combate às alterações climáticas por sua própria mudança de comportamento.

O projeto surgiu em 2015 quando a equipe do Rock in Rio foi procurada pela Prefeitura de Manaus. “Fomos desafiados pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, a promover um evento na região como forma chamar atenção para a importância da floresta no equilíbrio da vida em todo o planeta. O desafio foi totalmente ao encontro do compromisso que assumimos desde 2006 de contribuirmos ativamente no combate às alterações climáticas”, relata Roberto Medina, presidente do festival.

Em 27 de agosto, o Rock in Rio apresentará um espetáculo: um palco flutuante será montado no rio Negro, em Manaus (AM). O evento poderá ser acompanhado pelo mundo inteiro, com live streaming pela internet, em todo o Brasil pela transmissão do Multishow. Apenas 200 pessoas terão a oportunidade de assistir o show no local.

A apresentação contará com o tenor lírico Plácido Domingo, a Orquestra Sinfônica e o tenor Saulo Lucas interpretando a canção “Canto Della Terra”. A abertura será feita por Ivete Sangalo acompanhada pela orquestra. Ainda em Manaus e na mesma data, Ivete fará um show aberto ao público com o objetivo de chamar a atenção da população para as questões socioambientais.

“Pela primeira vez estamos adotando globalmente uma mesma causa que será promovida em todos os países onde o Rock in Rio está e se estenderá por várias edições do evento. Com esta ação, vamos chamar a atenção do mundo inteiro para um problema urgente e mostrar que é possível plantar, sobretudo, esperança. Para se ter uma ideia da importância disso, segundo dados do ISA [Instituto Socioambiental], uma floresta com 3 milhões de árvores transpira a cada dia cerca de 48 milhões de litros de água. Outro dado importante e que merece a nossa atenção é que a Amazônia tem 20% de toda a água doce do planeta e isso não pode se perder”, comenta Roberto Medina.

Parceiros

A iniciativa do Rock in Rio para o plantio de árvores já conta com parceiros como Itaú, Manaus Luz, Manaus Ambiental, Banco Mundial, Universidade Estácio de Sá e Gol. Além do plantio de um milhão de árvores garantido pelo festival, os parceiros também já se comprometeram com a causa elevando este número para 2,1 milhões.

Campanha

Paralelamente, o Rock in Rio vai lançar uma campanha publicitária estrelada pelo ator Marcos Palmeira sobre a importância do consumo consciente dos recursos naturais do planeta. Também será criada uma grande mobilização nas redes sociais, convidando cada cidadão a plantar uma árvore na Amazônia. Serão investidos mais de R$ 28 milhões nessa iniciativa, incluindo custos de plantio, assistência técnica, monitoramento e gestão, campanhas de mídia, produção do show e gastos logísticos.

Amazônia: a maior biodiversidade do planeta

Segundo dados da Rede Amazônica de Informação Socioambiental Georreferenciada (Raisg), a Amazônia se estende por cerca de 6 milhões de quilômetros quadrados ao longo dos nove países sul-americanos: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela. É o maior bioma do Brasil, ocupando 4,1 milhões de quilômetros quadrados (IBGE,2004). Nela crescem 2.500 espécies de árvores, o que corresponde a 1/3 de toda a madeira tropical do mundo.

A Amazônia brasileira abriga cerca de 30 mil espécies vegetais (das 100 mil da América do Sul), 1,8 mil de peixes, 399 de mamíferos, 1,3 mil de aves, 284 de répteis e 250 de anfíbios. No bioma também está a maior bacia hidrográfica do mundo, que ocupa cerca de 6 milhões de km² e tem 1.100 afluentes. O rio Amazonas, maior da região, lança a cada segundo cerca de 175 milhões de litros d’água no Oceano Atlântico. De acordo com o Atlas da Raisg, 58,8% do território brasileiro é amazônico, distribuindo-se pelos estados do AM, PA, MT, AC, RO, RR, parte de TO e parte do MA.