Paulistas trocam materiais recicláveis por desconto no metrô ou na conta de luz
Quem passa pelas plataformas das estações Faria Lima e Pinheiros, em São Paulo, tem a possibilidade de ajudar a preservar o meio ambiente e ainda garantir um desconto na passagem do metrô ou na conta de luz. Essas estações contam com a Retorna Machine, equipamento que recebe latas de alumínio ou garrafas plásticas e computa os pontos em troca de benefícios.
Para descartar embalagens, o usuário precisa acessar o terminal da máquina e criar um perfil com nome de usuário, e-mail e senha. Cada pessoa cadastrada pode descartar até dez embalagens por dia, que podem ser latinhas e garrafas plásticas de 350 ml até 2,5 litros.
Uma latinha vale 15 pontos e qualquer tamanho de garrafa plástica rende dez pontos. A cada 20 pontos, o usuário obtém R$ 0,07 de crédito no Bilhete Único. A própria máquina executa a recarga do cartão. Já para desconto de R$ 0,27 na conta de luz são necessários cem pontos.
Os produtos descartados devem apresentar código de barras, para que a máquina possa fazer a contagem e atribuir os pontos que ficarão armazenados na conta do usuário. O participante poderá resgatar esses pontos para crédito no Bilhete Único quando quiser.
Os resíduos coletados pelas máquinas nas duas estações serão destinados à ONG Vira-Lata que, desde 2001, tira da informalidade catadores que trabalhavam nas ruas ou em lixões.