Rio de Janeiro cria nova área de conservação ambiental

A cidade de Resende, no Rio de Janeiro, vai ganhar uma unidade de conservação: o Refúgio da Vida Silvestre (Revis) Lagoa da Turfeira. O projeto é uma parceria entre Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), o Estado do Rio, Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Companhia de Desenvolvimento Industrial do Rio de Janeiro (Codin) e a Nissan do Brasil Automóveis.
Há quase dois anos, as entidades assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que previa a criação de uma área de proteção da vida silvestre, mas só agora o decreto foi publicado. A próxima fase é a elaboração de plano de manejo, que será custeado pela Nissan. O documento indicará a infraestrutura necessária para o projeto, além dos custos para a recuperação ambiental da área.
Duzentos e sessenta e nove hectares de áreas remanescentes de Mata Atlântica, na região do Médio Vale, serão conservados, favorecendo a recuperação e manutenção do ecossistema local que estava sofrendo com degradação causada pela atividade industrial de Resende.
A Revis Lagoa da Tufeira garantirá ainda a proteção de uma das últimas áreas úmidas do rio Paraíba do Sul, refúgio de aves aquáticas, como explica o secretário estadual do Ambiente, André Corrêa. “O Refúgio da Vida Silvestre Lagoa Turfeira vai se tornar uma realidade com a implantação de seu plano de manejo. O refúgio vai interligar importantes fragmentos de Mata Atlântica, colaborando para a preservação da biodiversidade da região e, em especial, das aves que passam pela região durante os ciclos migratórios”, disse.
A região da Lagoa da Turfeira também abriga capivaras, lontras, lobo-guará, cachorro do mato e jaguatiricas, além do cágado do Paraíba e o jacaré do papo amarelo, espécies ameaçadas de extinção.