Array
Notícias

Blumenau: Parque Municipal das Nascentes está abandonado

Array
Blumenau: Parque Municipal das Nascentes está abandonado
Parque Municipal das Nascentes está abandonado / Crédito: Patrick Rodrigues / Agencia RBS

Trilhas praticamente inacessíveis, imóveis depredados e nenhuma vigilância. Esta é a atual situação do Parque Municipal das Nascentes, em Blumenau, Santa Catarina. Um impasse jurídico e administrativo põe em risco a preservação do maior parque natural municipal do Brasil.

Em 2010, um termo de cooperação foi firmado pela Fundação Municipal do Meio Ambiente (Faema) e a Furb, responsáveis pelo local, repassando a gestão das terras ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O acordo venceu em setembro de 2015 e a tendência, segundo envolvidos, é que não seja renovado.

A falta de regularização fundiária, recorrente em diversas unidades de conservação do país, dificulta ainda mais a situação do parque das Nascentes. O caso é complicado: as terras do parque foram doadas pela empresa Artex à Faema e Furb em 1998. No entanto, não há nenhum documento que comprove a doação – nenhuma das empresas tem a escritura. Ciente disso, a administradora de bens da massa falida requer uma indenização pelo local.

João Natel, reitor da Furb, conta que a indenização estava sendo negociada ao longo de 2015. “Tentamos conversar para que Furb e Faema abrissem mão do que têm direito, desde que a massa falida fizesse o mesmo. Assim os recursos da indenização seriam investidos no parque. Mas até agora nada foi decidido”, lamenta.

Fernando Leite, presidente da Faema, garante que o ICMBio entregou o parque em condições bem diferentes às da época em que Fundação e Furb tomavam conta do local. Ele também destaca que o local faz parte do parque nacional, e por isso a responsabilidade maior deveria ser do governo federal. “Por mais que o ICMBio diga que o convênio venceu e não há recursos, o lugar não foi depredado em questão de dois meses. Todas as vezes em que fomos no parque vimos o descaso, nunca havia vigilante por lá”, revela.

Parque Municipal das Nascentes

Considerado o maior parque municipal do Brasil, o parque das Nascentes abriga mais de 360 espécies de aves, mamíferos, anfíbios, répteis e peixes. Ao todo são nove trilhas distribuídas por 35 quilômetros. A área tem 5,3 mil hectares e várias nascentes do Ribeirão Garcia, que abastece quase um terço de Blumenau, e também de riachos da sub-bacia do Itajaí-Mirim, em Brusque.