Notícias

Prefeito de São Paulo cria Parque dos Búfalos

Prefeito de São Paulo cria Parque dos Búfalos
Parque dos Búfalos é criado / Crédito: página parque dos Búfalos no Facebook

Vitória para o meio ambiente. Nesta quinta-feira (19), o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), criou o Parque dos Búfalos, que margeia a represa Billings. O decreto transforma a área de 530 mil metros quadrados em espaço de lazer, e será de responsabilidade da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente.

O parque é uma das últimas áreas verdes na Cidade Ademar, zona sul de São Paulo. Lá estão 13 nascentes que abastecem a já tão fragilizada e poluída represa, que tem sido uma alternativa à crise hídrica que assola o estado.

A área poderia ser destruída para dar lugar a 3.860 unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida. Para tentar conter as obras e pressionar as autoridades, moradores e ativistas da causa ambiental fundaram o movimento “Parque dos Búfalos Já” que, além de organizar atos de resistência, encaminhou a situação ao Ministério Público.

Os integrantes também criaram uma petição online a favor da criação do parque. O movimento afirma que “a demanda por moradias populares é legítima, mas a escolha do parque dos Búfalos para esse projeto vai trazer graves problemas para toda a cidade”, como a perda de um importante espaço de qualidade de vida numa região carente de espaços de lazer e cultura; destruição de uma das pouquíssimas áreas que restam de Mata Atlântica em São Paulo; e prejuízo à represa que abastece a cidade. “Serão mais de 190 prédios perfurando o lençol freático com suas obras de fundação. As chances das nascentes serem destruídas e poluídas são gigantes”, alerta o movimento. Além disso, a chegada de quase 15 mil pessoas na região agravará ainda mais os já existentes problemas de infraestrutura e escassez de serviços públicos.