Array
Notícias

Nova York tem 1 milhão de novas árvores

Array
Nova York tem 1 milhão de novas árvores
Manhattan ganhou 75 mil novas árvores / Crédito: iStock by Getty Images

Um milhão de novas árvores foram plantadas em Nova York. A marca foi atingida recentemente após uma campanha idealizada pela prefeitura local com apoio de organizações não governamentais e da sociedade civil. A proposta inicial era alcançar o número em dez anos, mas o engajamento foi tão grande que foi possível atingir a meta dois anos antes do prazo.

Nova York é dividida em cinco regiões. De acordo com a prefeitura, o Bronx recebeu 280 mil mudas; o Brooklyn, 185 mil; Manhattan, 75 mil; Queens, 285 mil; e Staten Island, 175 mil. A soma dessas árvores significa um acréscimo de 20% na área florestada dentro do município. Os plantios foram realizados em parques, calçadas e também nos próprios jardins de casas e empresas, através do apoio da sociedade civil. Organizações como os escoteiros e ONGs ajudaram plantando e doando mudas para ações pontuais.

O projeto contou também com a participação de especialistas em urbanismo e arquitetura, que garantem que os benefícios vão além da beleza estética e que o programa é essencial para que a cidade alcance suas metas de redução nas emissões de gases de efeito estufa. “As árvores fazem muito. Elas criam sombras, então você não tem o sol aquecendo diretamente o chão e criando os efeitos das ilhas de calor. O crescimento das mudas também tem um grande impacto no armazenamento de carbono”, explicou Denise Hoffman, diretora do programa de arquitetura da Universidade da Cidade de Nova York.

Com aumento da verba para manutenção, as mudas receberam proteções e os órgãos municipais, em parceria com voluntários, têm trabalhado para mantê-las limpas e livres das ações de vândalos e animais domésticos. Ao todo, os sistemas de manutenção contam com um orçamento de US$ 6,1 milhões. Para reduzir esses custos, a administração já planeja uma nova campanha: “Ame uma árvore”, que incentivará a população a adotar árvores do bairro e se responsabilizar por todos os seus cuidados.