Notícias

Florianópolis constrói primeira creche solar do Brasil

Florianópolis constrói primeira creche solar do Brasil
Crédito: divulgação/Prefeitura de Florianópolis

O Brasil agora tem sua primeira creche alimentada totalmente pela energia solar. Estamos falando da Creche Municipal Hassis, localizada em Florianópolis. Inagurada em março, a escola tem capacidade para atender 200 crianças em tempo integral.

O telhado do prédio é todo revestido com placas fotovoltaicas, que produzem toda a energia que a escola necessita, tanto para os aparelhos elétricos e iluminação, quanto para o aquecimento da água usada na cozinha, lavanderia e chuveiros.

De acordo com a prefeitura, com a instalação do sistema solar, a creche economizará cerca de R$ 2,5 mil com energia e ainda produzirá eletricidade excedente para doar para outras unidades educativas da região.

A creche também foi construída seguindo as diretrizes Leed de construção sustentável. A unidade possui sistema de captação de água da chuva, usada nos vasos sanitários e nas torneiras do jardim, horta para cultivo de alimentos orgânicos, dois pequenos bosques com espécies nativas e até um parquinho 100% construído com madeira certificada pelo selo FSC.

Confira o vídeo do projeto.