Página inicialBlogGerdau Germinar premia projetos que reconhecem boas práticas de educação ambiental
Notícias
Gerdau Germinar premia projetos que reconhecem boas práticas de educação ambiental
A Gerdau realizou, no dia 24 de junho, a 4ª edição do Prêmio Gerdau Germinar, cujo objetivo é incentivar e reconhecer a prática da educação ambiental nas instituições de ensino da região em que a empresa atua. Nesta edição, devido ao cenário atual de crise hídrica, os projetos deveriam estabelecer alguma relação com o tema água.
O Prêmio Germinar é composto por seis categorias: Sementinha – Educação Infantil; Raiz – Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano; Folha – Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano; Fruto – Ensino Médio; Categoria Flor – Ensino Especial; e Árvore – Ensino Técnico e Superior.
A Escola Municipal Nossa Senhora do Carmo, em Ouro Branco, foi a vencedora na categoria Sementinha, com o Projeto Ecoespaço de Cientistas Mirins, que contempla a construção de um local para vivências múltiplas, em que os alunos terão a oportunidade de aprender conceitos socioambientais, realizar experimentos e ter acesso à literatura científica.
A pedagoga da escola, Maragert Regina de Assis Isaaz, contou que este é o segundo ano consecutivo que a escola é premiada pelo Germinar. A educadora, que foi a idealizadora do projeto, ainda contou que o Ecoespaço será construído com cimento e garrafa pet.
Na categoria Raiz, a Escola Municipal Senhor Odorico Martinho da Silva, de Congonhas, foi a vencedora com o Projeto Escola Sustentável: Um Caminho Possível, que prevê a construção de uma horta e estufa para fornecer verduras e hortaliças para utilização na merenda escolar. Também está prevista a implantação de um sistema para captação de água da chuva.
A professora e mestre em educação da escola, Carmem Lúcia da Silva, explica que o projeto pretende trabalhar a mudança de comportamento com relação ao meio ambiente, através de uma visão sistêmica dos processos de produção, para que os alunos entendam o processo de fabricação e o impacto do produto no meio ambiente.
Outras quatro instituições foram premiadas, são elas: Centro Educacional Municipal, de Itabirito; Escola Estadual Maria Augusta Noronha, de Conselheiro Lafaiete; Apae, de Itabirito; e Senai – Fiemg, de Ouro Branco.