Array
Notícias

Game online simula impactos das ações humanas sobre os recursos hídricos

Array
Game online simula impactos das ações humanas sobre os recursos hídricos
Jogo online simula impactos das ações humanas sobre os recursos hídricos / Crédito: divulgação página do projeto no Facebook

Estamos acostumados com a cultura da abundância, com a crença de que a água é interminável e pode ser usada sem restrições. Em tempos de crise hídrica, que assola diversas regiões do país, esse cenário precisa mudar com urgência. Pensando nisso, foi criado o jogo eletrônico educacional Água em Jogo, que simula os impactos das ações do homem sobre os recursos hídricos de uma bacia hidrográfica. O game é uma iniciativa do Água: Conhecimento para Gestão, projeto que oferece gratuitamente 34 cursos de capacitação na área de gestão de recursos hídricos. O projeto é fruto de um convênio entre Fundação Parque Tecnológico Itaipu, Agência Nacional de Águas, com apoio da Itaipu Binacional. O objetivo do jogo é conscientizar o público à respeito dos conflitos e dificuldades relacionados ao uso e conservação das águas, despertando o interesse no assunto e formando novas lideranças entre os jovens.

O desafio é garantir que água em quantidade e qualidade seja distribuída de maneira adequada, a fim de atender as necessidades das áreas residenciais, industriais, comerciais e rurais, além de garantir o abastecimento para as futuras gerações. Para garantir bons resultados, o jogador conta com o uso de algumas ferramentas, como fiscalização, cobrança pelo uso da água e outorga, instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos. Também é possível utilizar recursos disponíveis e investir em melhorias como plantio de mata ciliar e construção de estações de tratamento de esgoto.

Investidores aparecem durante o jogo querendo investir na cidade e o jogador, como gestor da água, terá que auxiliar na escolha dos melhores empreendimentos, analisando indicadores como consumo: quantidade de água utilizada pela área; retorno: quanto da água consumida retorna para o meio ambiente; poluição: danos causados à qualidade água; e arrecadação: valor recebido pelo uso da água.

Durante o jogo acontecem também eventos inesperados, como estiagem e inundações, que afetam negativamente os indicadores de qualidade e quantidade de água e o caixa da cidade.

O jogo é online e gratuito, e pode ser jogado por todas as pessoas interessadas. O jogo não é compatível com o navegador Internet Explorer e com o sistema Linux. Mostre sua habilidade como gestor de uma bacia hidrográfica. Participe desse desafio!