Arquiteto cria sala de aula móvel e autossustentável
O escritório de arquitetura Anderson Anderson, da cidade americana de São Francisco, criou uma sala de aula móvel que produz quatro vezes mais energia do que consome. Além disso, o projeto é mais barato que modelos similares que utilizam sistemas de consumo de energia tradicionais.
O protótipo disponibiliza um ambiente saudável, com o consumo de energia mínimo, já que utiliza a luz e ventilação naturais. Painéis solares instalados no teto geram energia e protegem o local do calor, além de janelas que podem ser manuseadas. Com um design sustentável, o projeto tem como objetivo fornecer um ambiente educacional autossuficiente para alunos e professores. A sala de aula é pensada para conservar, recolher e gerar recursos naturais, como energia solar, eólica e de águas pluviais.
A estrutura também conta com sensores de movimento, para uma maior economia. Além de ser resistente, o edifício funciona como uma ferramenta de aprendizagem para os ocupantes, outras escolas e o público em geral.
O protótipo foi instalado na cidade de Ewa Beach, no Havaí, onde 25% dos estudantes estudam em condições e locais precários. O estado do Havaí planeja substituir as antigas instalações ao longo dos próximos dez anos.
Com informações do Estado de Minas