Array
Notícias

Evento debaterá desafios dos três anos do Código Florestal Brasileiro

Array
Evento debaterá desafios dos três anos do Código Florestal Brasileiro

Na próxima quinta-feira (28) será realizado, das 13h às 17h30, no auditório do Crea, evento de comemoração aos três anos do Novo Código Florestal Brasileiro. Na ocasião, representante do Ministério Público, ONGs, setor produtivo e Poder Público estarão presentes para apresentar as conquistas e desafios do Código Florestal Brasileiro no Estado de Minas Gerais.

O evento, promovido pela BVRio e pela Amda, em nome do Observatório do Código Florestal, visa realizar avaliações políticas e jurídicas de três anos do Código Florestal, dando ênfase para sua aplicação em Minas Gerais.

Para Lígia Vial Vasconcelos, assessora juridica da Amda, não há nada que se comemorar neste aniversário. “O novo código florestal diminuiu as áreas de preservação permanente, acabou com a obrigação de Reserva Legal em grande parte das propriedades no país, incentivou o desmatamento e ainda anistiou quem desmatou de forma irregular”.

A advogada ressalta que um dos poucos avanços trazidos pela norma foi o Cadastro Ambiental Rural (CAR), que ainda não foi implantado em grande parte dos estados brasileiros.

“Depois de três anos, o que se vê é que instituição de uma política de Estado efetiva para a proteção do meio ambiente continua não sendo prioridade para o governo”, explicou Lígia.

O Crea fica localizado na Avenida Álvares Cabral, 1600, Santo Agostinho, em Belo Horizonte. As inscrições são gratuitas, e podem ser realizadas aqui.