ICMBio firma acordo para proteção do Parque Nacional da Serra da Canastra
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) firmou acordo para implantar procedimentos de prevenção de incêndios e proteção de nascentes no Parque Nacional da Serra da Canastra, em Minas Gerais. A celebração do acordo, acompanhada pela Advocacia-Geral da União (AGU), foi realizada no âmbito do Projeto Canastra: Justiça e Reconciliação da Justiça Federal.
O acordo prevê o combate a incêndios em toda a extensão dos 200 mil hectares da unidade de conservação, utilizando-se de aceiros nas propriedades, com o objetivo de se evitar a propagação do fogo de forma descontrolada. Foi definido ainda o repasse de mourões e arames que o ICMBio fará a proprietários e posseiros para a proteção das áreas ambientais prioritárias, desde que previamente solicitadas e atendendo o interesse social e ambiental, além da necessidade de proteção de nascentes pelos proprietários.
Atuaram no caso as unidades consultivas da Advocacia Geral da União (AGU) junto ao ICMBio, a Procuradoria Regional Federal da 1ª Região, o Departamento de Contencioso da PGF e a Procuradoria-Seccional Federal de Divinópolis, todos sob a coordenação do Procurador-Geral Federal.
Parque Nacional
Situado no sudoeste de Minas Gerais, ao norte do rio Grande, o Parque Nacional da Serra da Canastra é composto por várias fito fisionomias do bioma Cerrado com predomínio de vários tipos de campos.
A unidade de conservação possui variada beleza cênica com grandes paredões de rocha onde existem várias cachoeiras. Esse tipo de paisagem atrai adeptos dos esportes de aventura e do turismo contemplativo, entre outros, como o de observação de aves silvestres.
Com informações do ICMBio