Array
Notícias

Novas construções de Recife devem ter telhado verde

Array
Novas construções de Recife devem ter telhado verde
Crédito: Leong Him Woh/Flickr

O verde vai invadir a cidade de Recife. Aprovada em janeiro deste ano, a Lei 18.112 obriga novos prédios residenciais e comerciais a incluírem vegetação em seus telhados, com o intuito de reduzir as ilhas de calor e preservar a biodiversidade local.

A lei municipal é aplicada a qualquer construção de prédios com mais de quatro pavimentos ou unidades com área coberta acima de 400 metros quadrados. Para atender à legislação do teto verde, os edifícios precisam ser cobertos com grama, hortaliças, arbustos ou árvores de pequeno porte, de preferência de espécies nativas da região.

O projeto determina também a instalação de sistemas de captação e de retardo de água da chuva em todos os novos imóveis com área de solo superior a 500 metros quadrados e que tenham 25% do terreno impermeabilizado.

A medida deve ajudar a economizar água, já que o recurso pode ser reaproveitado para usos diversos. O sistema ainda deve auxiliar na drenagem da cidade, pois as ferramentas de retardo de água liberam o recurso gradativamente nas galerias, evitando a sobrecarga.