Array
Notícias

MPMG exibe documentário que aborda relação entre novo Código Florestal brasileiro e crise hídrica

Array
MPMG exibe documentário que aborda relação entre novo Código Florestal brasileiro e crise hídrica
Crédito: página A Lei da Água no facebook

Para celebrar o Dia Mundial da Água (22), o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com a Amda, Fundação SOS Mata Atlântica, Cinedelia e Instituto Prístino, exibirá, nesta sexta-feira (27), o documentário A Lei da Água. O evento será realizado no auditório da Procuradoria-Geral da Justiça, localizado na avenida Álvares Cabral, 1690, Santo Agostinho, em Belo Horizonte, das 9h às 12h30.

O tem central do filme é a relação entre o novo Código Florestal e a crise hídrica brasileira. O documentário alerta sobre as consequências da nova lei florestal, que anistiou 29 milhões de hectares desmatados ilegalmente em todo o país, e sobre o que ainda pode ser feito para evitar mais prejuízos ao meio ambiente. O longa vem a público no momento em que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF) quatro Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADins) contra a Lei 12.651, que revogou o antigo Código Florestal, de 1965. A Lei da Água dá voz a ambientalistas, cientistas, ruralistas e agricultores que acompanharam de perto a controversa tramitação da lei e que opinam sobre seus impactos, trazendo perspectivas diversas e discordantes sobre o tema.

Sua produção é fruto de parceria entre Instituto Socioambiental (ISA), WWF-Brasil, Fundação SOS Mata Atlântica, Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) e Bem-Te-Vi Diversidade. O documentário foi dirigido por André D’Elia, com produção executiva de Fernando Meirelles.

Após a exibição, Dalce Ricas, superintendente executiva da Amda, participará de uma mesa redonda ao lado de Mário Mantovani, da SOS Mata Atlântica; e Mauro Ellovitch, procurador de Justiça, para discussão do filme.

Na ocasião, a Amda também apresentará um manifesto em repúdio ao retrocesso trazido pelo novo Código Florestal, principalmente com relação aos recursos hídricos.

Cine Belas Artes

Quem não puder comparecer ao auditório da Procuradoria-Geral nesta sexta-feira (28) terá uma segunda oportunidade para assistir A Lei da Água. A exibição acontecerá na próxima segunda-feira (30), às 21h30, no Cine Belas Artes, situado na rua Gonçalves Dias, 1581, Lourdes.

Para que o filme seja exibido, foi criado um sistema de financiamento coletivo. Os ingressos podem ser adquiridos aqui. Garanta já o seu!