Notícias

Semad contrata brigadistas temporários para combater incêndios florestais em unidades de conservação de Minas Gerais

Semad contrata brigadistas temporários para combater incêndios florestais em unidades de conservação de Minas Gerais
Brigadista da Amda combate incêndio no Morro do Onça

O período de estiagem se aproxima e, com ele, aumentam as chances de incêndios florestais. Por isso, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) anunciou que vai contratar temporariamente brigadistas para prevenção e combate a queimadas nas Unidades de Conservação (UCs) do estado.

Os profissionais serão contratados por um período de cinco meses, que pode ser prorrogado conforme interesse da administração pública. Serão disponibilizadas 408 vagas, sendo 340 para brigadistas e 68 para líderes de brigada, que atuarão nas UCs em atividades de prevenção, monitoramento e combate aos incêndios florestais. O profissional cumprirá carga horária de 40 horas semanais, conforme demanda das UCs. De acordo com a Semad, a remuneração é de R$ 1.126,92 para brigadista e de R$ 1.229,37 para líder de brigada.

O processo de seleção dos candidatos será realizado em três etapas: inscrição, curso de formação de brigada e teste de aptidão e de habilidade no uso de ferramentas agrícolas, de caráter classificatório e eliminatório. Conforme a Semad, os resultados parciais e finais do Processo Seletivo serão disponibilizados no site do órgão.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Brasil registrou o maior número de queimadas em janeiro e fevereiro desde 1999. Nos dois primeiros meses deste ano, 6.948 focos de incêndio foram identificados, 66% maior que o verificado no ano passado e quase 100% superior à média histórica para o período.