Projeto paulistano transforma árvores caídas em bancos públicos
Vítimas de fortes temporais ou até mesmo em função de sua idade avançada, frequentemente árvores caem nas ruas e causam transtornos para quem passa pelo local. Agora, as espécimes de São Paulo terão um novo destino: serão transformadas em bancos públicos.
Este é o objetivo do programa Mobiliário Ecológico, lançado pela prefeitura no último dia 25 de fevereiro. O projeto é fruto de parceria firmada entre Secretaria Municipal de Verde e Meio Ambiente, Secretarias de Desenvolvimento Urbano e das subprefeituas. O designer Hugo França, especialista em esculturas e mobílias em madeira, é quem assina as obras.
A iniciativa vai reaproveitar os resíduos derivados de árvores que caíram ou foram removidas na capital, evitando o desperdício de madeira e transformando o material lenhoso em bancos para áreas públicas, parques e praças.
Além disso, o projeto pretende integrar a ampliação da oferta de espaços de convivência no município com a difusão de conceitos ecológicos e artísticos, tornando o programa um instrumento de educação ambiental para o município.
O primeiro banco ecológico já foi entregue e está localizada no Largo da Batata, em Pinheiros.