Notícias

Washington quer proibir cativeiro de orcas e golfinhos

Washington quer proibir cativeiro de orcas e golfinhos
Crédito: desktop.freewallpaper4.me

Mais um estado norte-americano se une na luta para impedir que orcas e golfinhos vivam presas em cativeiro. Um parlamentar de Washington (EUA) propôs que zoológicos e aquários sejam proibidos de manter cetáceos cativos com o propósito de entretenimento humano.

O projeto apresenta uma exceção para estabelecimentos que mantêm cetáceos temporariamente para reabilitação ou pesquisas. Segundo o documento, todos os animais que não puderem ser libertados devem ser transferidos para santuários marítimos para que vivam sob condições mais naturais.

“Eles costumam nadar centenas e milhares de quilômetros e nós estamos colocando-os em tanques do tamanho de uma sala do Senado de Washington. É nauseante”, disse o senador Kevin Ranker.

Apesar de não haver cetáceos cativos atualmente em Washington, o estado sente os efeitos da prática de cativeiro de mamíferos marinhos. Nos anos 60 e 70, centenas de orcas foram capturadas para parques marinhos na costa do estado – várias foram enviadas ao SeaWorld.

Washington não é o primeiro local a introduzir uma legislação desse tipo. Na última semana, Ontario, no Canadá, anunciou a proibição de compra e venda de orcas para cativeiro. No ano passado, os estados de Nova York e São Francisco aprovaram medidas similares e outra encontra-se em estudo na Califórnia.