Notícias

Poluentes químicos podem deixar ursos polares impotentes

Poluentes químicos podem deixar ursos polares impotentes
Crédito: meioambiente.culturamix.com

A continuidade da existência dos ursos polares está em risco. Além de enfrentar as mudanças climáticas, que estão dizimando seus habitats, esses animais também sofrem os efeitos da poluição. Um grupo de pesquisadores da Universidade de Aarthus, na Dinamarca, descobriu que poluentes químicos estão enfraquecendo o osso dos pênis dos ursos, o que pode resultar em impotência na hora do acasalamento.

Os cientistas examinaram 279 báculos – o osso do pênis – de oito subpopulações de ursos polares nascidos entre 1990 e 2000. Os pesquisadores constataram que o poluente químico Ascarel, substância usada na produção de tintas e produtos de borracha, tem reduzido a densidade do báculo. Embora a função do osso não seja totalmente conhecida, os pesquisadores acreditam que essa fragilidade cause impotência.

Há dez anos, os mesmos pesquisadores revelaram que outro composto orgânico tóxico – organo-halogenados – já afetava a saúde dos ursos polares. Em exames, constatou-se que as fêmeas que apresentavam um alto nível do produto tinham ovários menores. Nos machos, o composto causou a redução do osso do pênis e dos testículos.

A equipe pretende desenvolver uma nova pesquisa para verificar se a fragilidade do báculo está diretamente ligada à diminuição da reprodução dos ursos polares e sugerir o que pode ser feito para evitar o problema.

Com informações do Info Online