Notícias

Minas Gerais recebe primeira usina de reciclagem de veículos da América Latina

Minas Gerais recebe primeira usina de reciclagem de veículos da América Latina
Usina para reciclagem de veículos será instalada em Belo Horizonte / Crédito: Castelo Branco (AE / Divulgação)

Belo Horizonte receberá, em fevereiro, a primeira usina piloto de reciclagem de carros da América Latina. Com a unidade, 95% dos componentes de veículos em fim de vida útil serão reaproveitados. A usina será instalada no Campus II do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG). O projeto é uma parceria do Cefet com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) e a empresa Kaiho Sangyo, líder em reciclagem de veículos no país oriental.

A Jica investiu R$ 1 milhão na formação de professores e técnicos para a unidade. Eles passarão uma temporada no Japão para aprender as técnicas de reciclagem de veículos, que serão utilizadas na nova usina. No Japão, a prática é considerada despoluente e, diferentemente do Brasil, conta com legislação específica. “No Brasil, joga-se na prensa e não se retira o que pode ser reaproveitado. Já no Japão, é reciclado combustível, fiação de cobre, estofamento, tecidos, platina, catalisador e até ouro e prata dos circuitos eletrônicos dos computadores de bordo”, explica Márcio Basílio, diretor-geral do Cefet.

De acordo com ele, a utilização da sucata ferrosa dos veículos reciclados reduz em até 56% o consumo de energia na produção de aço se comparado com a fabricação desse material a partir do minério de ferro. No caso do alumínio e cobre, a redução de energia supera os 90%. “Diminui a necessidade de retirar isso da natureza. É uma economia de recursos naturais”, afirma. Conforme reportagem do jornal Hoje em Dia, a economia também chega a recursos preciosos, como ouro e prata. Em uma tonelada de sucata dos carros, por exemplo, é possível recuperar 28 gramas de ouro.