Notícias

Um milhão de mudas serão plantadas no sistema Cantareira

Um milhão de mudas serão plantadas no sistema Cantareira
Crédito: Jorge Araujo/ Folhapress

Até 1 milhão de mudas de espécies florestais nativas da Mata Atlântica poderão ser plantadas na área de abrangência do sistema Cantareira, conjunto de bacias que abastece o estado de São Paulo e Minas Gerais. Esta é a expectativa da Fundação SOS Mata Atlântica, que lançou edital, no início deste mês, para seleção de áreas prioritárias para restauração florestal da Mata Atlântica, com propostas que colaborem para conservar e proteger os recursos hídricos do Cantareira. A chamada pública contará com recursos do Bradesco Cartões e Bradesco Seguros.

O Cantareira convive há 30 anos com quase 80% de desmatamento de sua cobertura florestal nativa e hoje possui apenas 48,8 mil hectares de remanescentes, ou 21,5% de sua área de Mata Atlântica original. Segundo a Fundação, o objetivo é recuperar até 400 hectares de mata, promovendo a conservação de 4 milhões de litros de água por ano no entorno do sistema.

Por meio do programa Clickarvore, que apoia iniciativas e projetos de restauração florestal, serão investidos até R$ 2 milhões em propostas enviadas até o dia 15 de janeiro de 2015 por pessoas físicas ou jurídicas, associações, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs) ou ONGs ambientalistas e por proprietários de terras.

As propostas, para áreas entre 1,5 a 30 hectares, deverão ter como foco principal as Áreas de Preservação Permanente da bacia hidrográfica e mananciais que compõem o Cantareira. Todas as propostas devem ter prazo de conclusão até 11 de dezembro de 2015. Os projetos irão beneficiar até 12 municípios de São Paulo e Minas.

Consulte o edital.

Clickarvore

O Clickarvore surgiu em 2000 com a parceria entre Fundação SOS Mata Atlântica, Instituto Ambiental Vidágua e Grupo Abril. O projeto tem como missão promover a arrecadação de fundos para o plantio de árvores nativas nas áreas devastadas da Mata Atlântica brasileira. Cada clique gerado pelos usuários é revertido em uma muda de árvore, custeada por uma das empresas patrocinadoras. O projeto atingiu a marca de 23 milhões de mudas doadas em 2012, ou mais de 13 mil hectares restaurados.

O projeto aposta na restauração florestal a fim de recuperar a integridade ecológica dos ecossistemas, usando espécies nativas e adequando-se à ocorrência regional das espécies e características locais. Um fator estratégico do programa é a seleção das áreas de plantio, que além de Reservas Legais e Áreas de Preservação Permanente (APPs), devem ser importantes para a conservação da água e a conectividade entre fragmentos.

Os maiores objetivos do Clickarvore são apoiar as iniciativas locais de restauração de áreas, por meio do fomento e doação de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica; fomentar a coleta de sementes florestais e produção de mudas; contribuir com a restauração de APPs, controle dos processos erosivos e assoreamento de corpos d’água, e formar corredores ecológicos entre os diferentes fragmentos florestais; e mobilizar a sociedade civil para participar de projetos de restauração florestal.