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Ônibus elétrico será testado em Belo Horizonte

Ônibus elétrico será testado em Belo Horizonte
Crédito: BYD/Divulgação

Belo Horizonte será a próxima capital contemplada com o ônibus elétrico. A nova tecnologia, criada pela empresa chinesa Build Your Dream (BYD), já foi testada no Rio de Janeiro, Curitiba e São Paulo. A previsão é de que BH receba o veículo em dezembro deste ano ou janeiro de 2015. O ônibus que será utilizado na capital mineira é o mesmo que está sendo testado, há três meses, em Brasília.

O coletivo elétrico promete diminuir em 80% o gasto com combustível e não emite gás poluente, auxiliando na questão ambiental. “Além de beneficiar o meio ambiente, o ônibus elétrico é silencioso. Apesar da troca de tecnologia demandar estudo de viabilidade, ela é necessária para um setor que só aumenta a emissão de gases”, disse o consultor de trânsito e transporte Francisco Magalhães da Rocha.

Mesmo com os benefícios ao meio ambiente, as capitais brasileiras que já o experimentaram não prometem adesão. A recuada deve-se ao alto custo do veículo: três vezes mais caro que os ônibus convencionais. O veículo elétrico custa até R$ 800 mil, enquanto o comum sai por cerca de R$ 280 mil. Em Belo Horizonte, que possui atualmente uma frota de 3.297 veículos, a implantação ainda não foi confirmada. Além disso, o ônibus elétrico tem capacidade para 80 pessoas, dez a menos que os outros coletivos.



De acordo com a BYD, o investimento vale a pena devido a outras qualidades da tecnologia, como a presença da bateria de fosfato de ferro, recarregável de quatro a cinco horas. “A empresa pode comprar o fornecimento de energia de cinco a dez anos e garantir preços estáveis durante esse período de contrato. Isso pode assegurar a estabilização da tarifa, já que boa parte do custo hoje, entre 40% a 45%, é referente ao valor do combustível”, disse o diretor de Marketing e Relações Governamentais da BYD, Adalberto Maluf Filho.

Mundo

Desde 2011, o modelo 100% elétrico vem sendo testado em diversas cidades do mundo, como Nova York (Estados Unidos), Bogotá (Colômbia), Londres (Inglaterra), Copenhagen (Dinamarca) e Oranjestad (Aruba). A BYD quer verificar o comportamento do veículo sob as mais diferentes condições de trânsito, terreno e temperatura.

O veículo foi adotado oficialmente pela cidade de Senzhen, na China, que conta com frota de 2.000 ônibus. O modelo é o primeiro 100% elétrico produzido em massa no mundo e o único que usa baterias de fosfato de ferro, tecnologia exclusiva da BYD, considerada mais limpa e segura.