Site planta árvores para compensar energia gasta com a internet
Procurando diminuir o impacto ambiental que o uso constante da internet causa na natureza, a página Site Sustentável propõe aos sites o plantio de árvores. O portal funciona como prestador de serviços, plantando a quantidade de árvores referente ao número de visualizações que cada página do contratante recebe. O objetivo principal é compensar o dióxido de carbono (CO2) que é liberado na atmosfera para que os websites funcionem.
A criação do Site Sustentável aconteceu após um relatório do Greenpeace que apontava que se todos os data certers (estruturas onde ficam armazenados os sites) fossem um só país, ele seria considerado o 5º maior consumidor de energia do mundo.
A cada 96 mil visualizações que um site que adquiriu o serviço recebe, uma árvore é cultivada. Surgido em 2012, o Site Sustentável já plantou mais de 15 mil árvores. As plantações são feitas em áreas de conservação ambiental localizadas em Novo Horizonte e Presidente Prudente, em São Paulo; e Apucarana, no Paraná.
“A companhia que se posiciona como sustentável fortalece sua marca, tem diferencial competitivo e atrai mais clientes”, afirmou Eduardo Macedo, diretor-executivo do site verde. “Nós mostramos em nossa página onde estão as árvores, quantas plantas cada cliente financiou, quanto de CO2 foi retirado da atmosfera, entre outras informações. Além disso, também há um programa de visitação monitorada e o plantio simbólico de uma árvore”, completou Macedo.
O maior cliente da página paga por mais de 400 árvores. O plano custa a partir de R$20 e o site que aluga o serviço recebe um selo indicando sua preocupação ambiental.