Minas Gerais terá o primeiro aeroporto verde do país
Confins pode ser transformado no primeiro aeroporto verde do Brasil. Na última quinta-feira (23), o governo de Minas Gerais firmou um protocolo de intenções de parceria com a companhia aérea Air France-KLM, a fabricante de biocombustíveis Sky NGR e a empresa especializada em soluções biossustentáveis Fundação Be-Basic. O objetivo é desenvolver a primeira Cadeia Produtiva de Bioquerosene para a Aviação (BioQav) no estado. Estimado de US$ 4 milhões, a biorrefinaria deverá ser construída em uma área próxima ao aeroporto para facilitar a logística de abastecimento das aeronaves.
A parceria terá duração de três anos e o primeiro projeto deverá ser lançado em 60 dias. As cidades de Jaíba e Montes Claros, no Norte de Minas, devem ser as primeiras a ter as estruturas agrícolas impulsionadas dada a capacidade de fornecimento de matérias-primas para a produção de biocombustíveis.
Com a iniciativa, também será criado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) o primeiro centro de referência em certificação de BioQav do Brasil. As ações envolvem pesquisa, refino, certificação, produção e utilização do bioquerosene pelas empresas aéreas que operam no aeroporto de Confins e integram o Programa Mineiro de Desenvolvimento da Cadeia de Valor de Bioquerosene para a Aviação.