Notícias

Novo aplicativo facilita adoção de animais

Novo aplicativo facilita adoção de animais
Cléo Pires em imagem da campanha / Crédito: Petjama

Com o intuito de diminuir o número de animais abandonados, a startup mineira Aces Labs desenvolveu um novo aplicativo chamado Adote Pets. Disponível para Android e iOS, ele conecta pessoas que tenham interesse em adotar um bichinho, aos animais de rua.

Para Davi Soares, sócio da Aces Labs, o principal motivo da criação da plataforma foi facilitar a união entre animais abandonados e pessoas que desejassem adotar. “Sabíamos que as pessoas têm pouco acesso aos animais para adoção e decidimos tentar melhorar a forma como elas chegariam a eles. A partir daí começamos a pesquisar e vimos que a situação das ONGs era ainda mais crítica e que elas realmente precisavam de ajuda, pois com pouco dinheiro reuniam um número enorme de pets e encontravam dificuldades em mantê-los”, explica.

Hoje, a Adote Pets possui cerca de 700 animais cadastrados, mantendo parcerias com ONGs em 61 cidades de 19 estados brasileiros. A ONG “Cãopartilhe”, com sede em Belo Horizonte, foi uma das primeiras a tornar-se parceira da Adote Pets, como explica sua vice-presidente, Daniela Schuchter: “fomos uma das primeiras organizações a fechar parceria. Atualmente, o Facebook é nossa principal plataforma para adoção e acredito que, como as pessoas estão o tempo todo com o celular nas mãos, conectadas, o aplicativo tem tudo para se tornar o maior canal de comunicação entre ONGs e adotantes.”

A CãoPartilhe tem por objetivo principal conscientizar as pessoas sobre o abandono de animais e não possui abrigo próprio. “Optamos por não manter abrigo próprio, mas recolhemos diversos animais nas ruas e os deixamos ou nas clínicas parceiras ou nas casas dos nossos voluntários até que eles sejam adotados. Nosso objetivo maior é acabar com o abandono e, por isso, fazemos eventos em escolas e participamos de feiras de adoção”, conclui Schuchter.

Para utilizar o aplicativo basta baixá-lo na App Store (para iPhone) ou na Play Store (para Android), basta criar uma conta ou conectar-se através de alguma rede social. Ao registrar-se, o usuário receberá uma senha de acesso para cadastrar o pet . “Qualquer pessoa que abrace a causa animal pode usar a plataforma. Os interessados em ajudar podem compartilhar as informações sobre os pets disponibilizados para adoção nas redes sociais e utilizar os seus contatos para facilitar o acesso a quem pode estar querendo adotar um animal que ficou sem lar”, afirma Soares, da Aces Labs.

A maioria dos pets disponíveis para adoção são cães e gatos, mas há também pássaros e coelhos.

Outra campanha voltada para a adoção de animais é a Somos todos Vira-Latas. Criada pela ONG Ampara Animal, o projeto ganhou auxílio de vários famosos, como Cléo Pires, Bruno Gagliasso e Paola Oliveira. A iniciativa consiste em mostrar que os cães e gatos vira-latas valem tanto quanto qualquer outro animal de raça. A campanha volta-se também à constituição racial brasileira, que consiste em nada mais do que uma mistura de raças. Para mais informações acesse o site Ampara Animal. Confira também o vídeo do movimento.

Para mais informações sobre o aplicativo Adote Pets, acesse.