Amda comemora 36 anos de lutas e conquistas pelo meio ambiente
No mês de agosto, a Amda – Associação Mineira de Defesa do Ambiente – comemora 36 anos de história. Fundada em 1978, a entidade nasceu da preocupação de um grupo de estudantes de ciências econômicas e biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que começou a se reunir para discutir questões ambientais, tema que ainda não fazia parte dos campos de interesse da maioria da sociedade.
Em seus 36 anos de lutas, a Amda protagonizou diversos momentos cruciais para a mudança de rumo da história de Minas diante da preservação do meio ambiente, fazendo denúncias e reivindicações e atuando na trajetória da política ambiental.
A entidade ficou muito conhecida na década de 80, com o lançamento da Lista Suja, que se tornou um importante instrumento na luta ambiental em Minas, tendo contribuído fortemente para adequação ambiental de diversas empresas e mudanças em órgãos públicos.
Marcelo Freitas, jornalista e membro do Conselho Consultivo da Amda, que esteve presente em diversos momentos da história da entidade, conta que acompanhou muitas ações realizadas pela Amda, e também presenciou sua transformação interna.
“Sou membro da Amda desde 1980, portanto, há 34 anos. Ao longo desse tempo, e, em muitos momentos, fui co-participante do empenho da entidade em trabalhar pela melhoria das condições ambientais do Estado, e também do país. A Amda esteve presente em todas as grandes discussões empreendidas nesse período. Conseguiu mudar mentalidades, comportamentos, seja do poder público ou da iniciativa privada. Nenhuma mudança comportamental ocorre de uma hora para outra. Para que se torne realidade, é preciso trabalhar com intervalos de tempos maiores. A própria Amda mudou. Com sabedoria, adaptou-se à mudança das épocas. E se mantém na ativa, para muitas outras décadas de atuação. Longa vida à Amda.”
Atualmente, a entidade atua com intervenção em Politicas públicas, educação ambiental, brigadas profissionais de prevenção e combate a incêndios florestais, recuperação de áreas protegidas, entre outros.