Página inicialBlogRelatório aponta possíveis responsáveis pelos incêndios que atingiram o Parque da Serra do Sobrado
Notícias
Relatório aponta possíveis responsáveis pelos incêndios que atingiram o Parque da Serra do Sobrado
Fogo, medo e preocupação ameaçam o Parque Estadual da Serra do Sobrado, localizado no município de São José da Lapa. Nos dias 23 e 30 de junho, a Unidade de Conservação foi atingida por dois incêndios, que destruíram cerca de 9 hectares dentro do UC, e quase 4 hectares em sua Zona de Amortecimento (ZA).
De acordo com o Relatório de Ocorrência de Incêndio Florestal (ROI), testemunhas que presenciaram os incêndios indicaram possíveis suspeitos para a ação criminosa. O relatório informa ainda que funcionários de fazendas vizinhas circulam pela região portanto armas de fogo, o que causa medo e intimidação aos responsáveis pela gestão da Unidade de Conservação.
No local do incêndio ainda foi encontrado armadilha para captura de pequenos mamíferos, o que evidencia a entrada clandestina de caçadores no interior do Parque.
A Amda enviou nesta quarta-feira (16) ofício para o secretário do Meio Ambiente, Alceu José Torres, e para o diretor do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Bertholdino Teixeira, informando sobre os incêndios ocorridos na UC e solicitando providências relativas à situação descrita no ROI, e aguarda agora o resultado das investigações que deverão ser feitas pela PMMA.
Para Dalce Ricas, superintendente da Amda, a impunidade pelos incêndios é uma das causas de sua continuidade. “Já é muito difícil pegar incendiários e quando se consegue nada acontece”, afirma Dalce.
Leia mais:
Incêndio que atingiu Parque do sobrado continua sem investigação