Notícias

Entidades assinam documento pedindo ao Governador solução para impasse de convênio da Vale no Parque do Rola Moça

Entidades assinam documento pedindo ao Governador solução para impasse de convênio da Vale no Parque do Rola Moça
Parque Estadual da Serra do Rola Moça / Crédito: Wikipedia

A burocracia por parte da Advocacia Geral do Estado (AGE) está impedindo a assinatura de convenio que permitirá um repasse de recursos para melhorias e manutenção do Parque do Rola Moça. O acordo que deveria ter sido assinado no ano passado é uma condicionante de umas das licenças concedidas pelo Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) a Vale e prevê a destinação de 400 mil reais anuais para o parque.

Durante o Fórum Semeando Paisagens, realizado nesta terça-feira, dia 3, no Instituto Inhotim, várias entidades se uniram para pressionar o Governo do Estado para que solucione o impasse. O documento foi assinado pelo Instituto Inhotim, pelo Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (Sindiextra), pela Associação para Proteção Ambiental do Vale do Mutuca (Promutuca), pela Amda e pela Fundação Biodiversitas. Também assinaram o documento, os professores Miguel Andrade e Henrique Paproki, coordenadores do curso de Ciências Biológicas da PUC Minas, além do ex-secretário e ex-ministro de meio ambiente, José Carlos Carvalho. O oficio será entregue ao Governador Alberto Pinto Coelho, e ao Secretário de Estado de Meio Ambiente, Alceu Torres.

O Parque Estadual da Serra do Rola Moça é uma das mais importantes áreas verdes do Estado. Situado na região metropolitana de Belo Horizonte, é o terceiro maior parque em área urbana do país e abriga alguns dos mananciais que abastecem a capital.