Notícias

Previcêndio apresentará estruturas para prevenção e combate a incêndios nas unidades de conservação do estado para este ano

Na próxima terça-feira (29), o coordenador do Previncêndio, Rodrigo Belo, fará uma apresentação, a pedido da Amda, sobre as estruturas e providências que estão sendo tomadas para prevenção e combate a incêndios nas Unidades de Conservação (UCs) sob responsabilidade do Instituto Estadual de Florestas (IEF). As organizações ambientalistas que compõem a Frente Mineira pela Proteção da Biodiversidade serão convidadas, assim como entidades do Diaólogo Florestal Mineiro, gerentes de UCs da região Norte, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), entre outros.

Em convite enviado ao coordenador do Previncêndio, a Amda solicitou que a apresentação seja feita com foco nos temas: veículos e aeronaves; orçamento do IEF e planejamento especifico para as UCs do Norte de Minas, considerando a grande distância que pode ser necessário percorrer para combate imediato aos focos de incêndio. O mesmo pedido foi feito em relação à Área de Proteção Ambiental (APA) Mucuri.

A organização solicitou ainda atenção aos parques da região Norte, especialmente Sistema de Áreas Protegidas (SAP) do Jaíba e Veredas do Peruaçu, cuja estratégia de combate a incêndios, para a Amda, prescinde de planejamento detalhado em função das distâncias e dificuldades maiores de combate devido a características específicas como fogo subterrâneo na turfa das Veredas; calor e combustão violenta na Mata Seca e Caatinga do SAP Jaíba, exigindo participação de máquinas para aceiro, pela impossibilidade de enfrentamento direto pelos brigadistas.

Considerando a baixo volume de chuvas e previsão de que elas não serão compensadas no outono, a ocorrência de incêndios poderá, infelizmente, acontecer muito mais cedo e com maior intensidade.