Notícias

Votação para tombamento da serra da Mantiqueira é adiado no Condephaat

A votação no Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) da proposta de abertura do processo para tombamento da serra da Mantiqueira como patrimônio ambiental do estado de São Paulo foi adiada por um mês. Em reunião ocorrida ontem (7), Matilde da Costa, representante da Secretaria do Meio Ambiente (SMA) no conselho, pediu vistas do processo. Após análise, o tema voltará para a pauta do Condephaat.

De acordo com reportagem do Estadão, a assessoria de imprensa da SMA informou que “o motivo do pedido de vistas é para analisar de maneira abrangente, junto com técnicos da SMA e outros conselheiros, para saber se é o tombamento, do todo ou parte, o mais indicado para a conservação da Serra da Mantiqueira”.

Em 2011, a organização Mantiqueira Viva iniciou um processo de tombamento de um corredor ecológico na serra da Mantiqueira, uma área ainda preservada de 45 mil hectares que liga o Parque Nacional do Itatiaia ao Parque Estadual de Campos do Jordão. De acordo com a entidade, a Mantiqueira está degradada pela mineração, especulação imobiliária, uso insustentável da terra, queimadas, turismo predatório, erosão e sérios problemas com o lixo. As matas que restaram é que garantem grande parte da água que abastece a cidade do Rio de Janeiro e o Vale do Paraíba.

No início de março, a organização Mantiqueira Viva lançou uma petição online para exigir do governo paulistano uma ação responsável, capaz de valorizar a vida natural e cultural desse monumento de importância mundial. Estudo da União Internacional para Conservação classificou a serra da Mantiqueira como o 8º local de área protegida mais insubstituível do planeta. A pesquisa analisou 78 lugares, que englobam 137 áreas conservadas em 34 países. Juntas, essas regiões protegem a maioria das populações de 627 espécies de animais, incluindo 304 ameaçadas de extinção em todo o mundo.

Até o momento, a petição tem 4.831 apoiadores. Assine você também e compartilhe com seus contatos!

Notícia relacionada:

ONG lança petição para proteger serra da Mantiqueira